Deise EUA.jpg

Como o mundo  comemora o Natal  - Estados Unidos

Como o mundo comemora o Natal 

Quando a equipe do jornal discutiu a pauta para o especial de Natal, dei-me conta que as pessoas, de um modo geral, imaginam o Natal como algo uniforme em todos os lugares do mundo e isso é uma premissa falsa. Pensei que há muitos restinguenses que vivem ao redor do mundo e que muitos deles poderiam dar um testemunho sobre as suas experiências, por outro lado, um dos grandes ganhos de uma pós-gradução em nível de doutorado é a sua interlocução com pesquisadores que, ao longo do tempo, transferem-se para outros países, fazem as suas carreiras fora do Brasil e eu também pedi para essas pessoas que contassem um pouco das suas histórias natalinas. Vieram pérolas, coisas que até mesmo eu desconhecia. Acompanhem nas próximas páginas. Espero que os senhores gostem!
Professora Elaine dos Santos, organizadora.
 

ESTADOS UNIDOS – Deise Soccal Santos, formada em Comunicação Social, mora nos Estados Unidos em virtude das atividades profissionais do esposo, Antonio Vicente la Câmera.
Quem nunca sonhou com aqueles Natais dos filmes, com muita neve, luzes, corais, enfeites e músicas de Natal por todos os lados?
Nesta época do ano, aqui, nos EUA, a magia do Natal faz a gente ter a sensação de estar em um desses filmes, é tudo muito lindo!
Apesar de o Dia de Ação de Graças ser uma data muito importante de confraternização entre as famílias, o Natal também é muito comemorado pelos americanos. E as comemorações começam já no final de semana do “Thanksgiving”, com a já conhecida “Black Friday”, que é a grande liquidação, em que as pessoas enlouquecem e compram o que vem pela frente. É neste final de semana também que a árvore de Natal é montada, as naturais são as preferidas e mais comuns. É um programa familiar, escolher e cortar a própria árvore de Natal nas fazendas da região.
O peru, tradicional nas mesas natalinas brasileiras, é o prato principal do “Thanksgiving” que, por esta razão, também é chamado de “Turkey Day”. No Natal, o cardápio das famílias americanas costuma ser mais variado e o nosso tradicional panetone não tem a mesma popularidade por aqui.
Fotos de Natal em família são uma tradição e são muitos os lugares decorados onde se pode ir para encontrar o Papai Noel e tirar a tradicional foto que depois vira o cartão de Natal da família.
As “Gingerbread Houses” são casinhas de biscoito de gengibre e também não podem faltar nesta época. As Gingerbread Houses são vendidas decoradas, de vários tamanhos e preços ou em kits para serem montadas em casa, o que, para as crianças, é uma festa.
Os cookies, adorados e consumidos em todos os lugares, em qualquer ocasião ou época do ano, ganham formatos natalinos (boneco de neve, pinheiro, estrela...) feitos em casa, viram presente de Natal para amigos, colegas, vizinhos...
O “Elf” é uma tradição que as crianças adoram e os papais usam para “disciplinar” os pequenos. Trata-se de um Duende, ajudante do Papai Noel, que “aparece” no primeiro dia de dezembro, observa o que acontece durante o dia (principalmente o comportamento das crianças) e, à noite, volta ao Polo Norte e  reporta tudo ao Papai Noel e, claro, disso depende o presente de Natal dos pequenos.
O ano letivo por aqui começa em setembro e vai até junho, quando começam as férias de verão, mas, entre o Natal e o Ano Novo, as crianças têm uma semana de férias e as brincadeiras típicas desta época são a patinação no gelo e o esqui.
O inverno é muito longo e frio onde moramos, então, apesar de, nos filmes, o Natal gelado e branco ser lindo, a possibilidade de fugir para o hemisfério sul e passar o Natal com temperaturas mais suportáveis é também um sonho.

Comentários