brinco1.jpg

Integrante de CTG de Restinga recebe troféu "Brinco de Princesa"

A integrante do CTG Passo da Porteira, Sonia Maria Pillon Oliveira, recebeu o troféu "Brinco de Princesa" durante encontro regional de patrões em Santa Maria. A entrega ocorreu nas dependência do CPF Piá do Sul no último dia 19. Sonia foi a primeira mulher na 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) a ocupar o cargo de Diretora do Departamento Campeiro no CTG Passo da Porteira, em Restinga Sêca.

"Este troféu foi graças a todo o trabalho que realizamos em conjunto com as entidades tradicionalistas de Restinga Sêca. Fico muito feliz em saber que posso dividir meus conhecimentos e auxiliar àqueles que de mim precisarem. Desta vida, só levamos as boas ações e sou grata por elas serem reconhecidas", pontua Sonia.

O troféu premia as mulheres que se destacam no cultivo das tradições gaúchas e neste ano, chega a sua segunda edição. Sonia recebe o prêmio no ano em que o tema escolhido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é "Mulher gaúcha: 70 anos de inclusão no tradicionalismo gaúcho organizado". Atualmente, Sonia atua na sub-coordenadoria de patrões como secretária.

"Apesar de ser nascida no dia do Gáucho, minha família não possuia nenhum vínculo com o MTG. Aprendi a gostar (da cultura gaúcha) depois que passei a frequentar o CTG Passo da Porteira, antes mesmo de sua fundação oficial (em 1987). Em 1996, já casada, foi que comecei a atuar com frequencia no CTG", explica a santamariense vencedora desta edição do troféu Brinco de Princesa que, desde 1986, reside na localidade de Santuário, em Restinga.

A 13ª Região Tradicionalista possui 89 entidades filiadas e é composta pelos seguintes municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Sêca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Vila Nova do Sul.

Comentários