Rodrigo Pozzobon Canadá.jpg

Como o mundo comemora o Natal  - Canadá

Como o mundo comemora o Natal 

Quando a equipe do jornal discutiu a pauta para o especial de Natal, dei-me conta que as pessoas, de um modo geral, imaginam o Natal como algo uniforme em todos os lugares do mundo e isso é uma premissa falsa. Pensei que há muitos restinguenses que vivem ao redor do mundo e que muitos deles poderiam dar um testemunho sobre as suas experiências, por outro lado, um dos grandes ganhos de uma pós-gradução em nível de doutorado é a sua interlocução com pesquisadores que, ao longo do tempo, transferem-se para outros países, fazem as suas carreiras fora do Brasil e eu também pedi para essas pessoas que contassem um pouco das suas histórias natalinas. Vieram pérolas, coisas que até mesmo eu desconhecia. Acompanhem nas próximas páginas. Espero que os senhores gostem!
Professora Elaine dos Santos, organizadora.
 

CANADÁ – Rodrigo Pozzobon, bacharel em Direito, atuou durante vários anos como advogado em Restinga Seca, mora no Canadá desde 2013.
No Canadá, festeja-se o dia de Ação de Graças, em novembro, por isso, parece que o Natal é uma festa mais íntima. As pessoas costumam ficar mais próximas às suas famílias, fazem cookies, cada família tem a sua árvore, normalmente, natural, que é vendida em mercados. Algumas casas são enfeitadas com luzes, assim como as ruas da área central também recebem iluminação alusiva à data. Na noite do dia 24, tanto católicos, como protestantes têm os seus cultos/missas.
Em geral, o Papai Noel passa no mês de novembro – trata-se da “Santa Claus Parade” -, porque, no mês de dezembro, no Canadá, a temperatura chega a atingir cerca de 20 graus negativos. Por isso, em algumas regiões, é comum, principalmente, as crianças montarem bonecos de neve.
As comidas tradicionais do Natal canadense são: “butter tart” (tortinhas de manteiga e açúcar, estilo pastel de Belém), “tourtière” (torta de carne, mais característico na província de Québec), “gingerbread house” (casas de biscoito de gengibre, que são super tradicionais e vendem no supermercado) e outras como torta de abóbora, peru e “stuffing” (grosso modo, são cubinhos de pão torrado, que fazem o papel da nossa farofa).

Comentários