,
Restinga recebe palestra sobre as novas regras do futebol
O Plenário da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca recebeu na última quarta-feira (19) uma palestra sobre as novas regras do futebol. Dirigentes de Clubes, árbitros e até mesmo torcedores ficaram atentos às explicações de Bruno Mattos, membro da Associação Santa-mariense de Árbitros de Futebol (ASAF) e que atua pela 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho, sobre as novas regras oficializadas pela FIFA. O evento foi promovido pela Liga Restinguense de Futebol (LIRF) e Departamento de Desporto municipal.
"Estamos percorrendo diversas cidades da Quarta Colônia esclarecendo alguns pontos dessas novas regras implementadas recentemente. Há situações que são interpretativas e pontuais. Importante a presença de representantes dos clubes locais para que eles levem as informações aos atletas", pontua o palestrante Bruno Mattos.
"Muitas dúvidas sobre as mudanças foram tiradas com o Bruno. Estamos às vésperas do Campeonato Municipal e o conhecimento da regra poderá evitar polêmicas de arbitragem desnecessárias", salienta o presidente da LIRF, Vitor Ritter.
Confira algumas das principais mudanças:
1) Substituições ilimitadas na categoria de base
2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas
3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação
4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas
5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)
6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol
7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo
8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo
9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido
10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso
11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto
12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido
13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador
14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta
Comentários