Ana Claudia Austrália.jpg

Como o mundo  comemora o Natal  - Austrália

Quando a equipe do jornal discutiu a pauta para o especial de Natal, dei-me conta que as pessoas, de um modo geral, imaginam o Natal como algo uniforme em todos os lugares do mundo e isso é uma premissa falsa. Pensei que há muitos restinguenses que vivem ao redor do mundo e que muitos deles poderiam dar um testemunho sobre as suas experiências, por outro lado, um dos grandes ganhos de uma pós-gradução em nível de doutorado é a sua interlocução com pesquisadores que, ao longo do tempo, transferem-se para outros países, fazem as suas carreiras fora do Brasil e eu também pedi para essas pessoas que contassem um pouco das suas histórias natalinas. Vieram pérolas, coisas que até mesmo eu desconhecia. Acompanhem nas próximas páginas. Espero que os senhores gostem!
Professora Elaine dos Santos, organizadora.
 

AUSTRÁLIA- Ana Cláudia Friedrich, é graduada em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), participou de pesquisas avançadas na Antártida e na Flórida (EUA).
A Austrália fica do outro lado do mundo, mas no mesmo hemisfério sul que o Brasil, então, o Natal também é celebrado no verão… Alguns costumes são diferentes, pois a maior parte da população é descendente de ingleses e irlandeses. Mas tenho a impressão que, hoje em dia, tudo está ficando misturado. É gente que chega e que vai, trazendo e levando costumes e tradições como parte da bagagem. Como a nossa família, por exemplo!
As luzes de Natal iluminam as cidades e, geralmente, tem algumas ruas onde os moradores se reúnem e deixam as casas bem enfeitadas e coloridas, quase uma competição entre vizinhanças. Uma dessas ruas vira atração turística ao longo dos anos. Todo mundo visita, é um movimento descomunal de carros tentando uma vaga para estacionar e crianças felizes, saltitando de mãos dadas com os pais ou amigos. Vale dizer que, aqui, a gente dorme cedo, as crianças entre 19h 30min e 20h 30min já estão na cama, então, esse passeio noturno é bem especial. É coletada uma pequena contribuição em dinheiro de cada família visitante, que é usada para a caridade. Uma rua em Sydney coleta mais de $35 mil dólares todos os anos!
Aliás, caridade é bem comum e acontece de várias formas. Alguns moradores deixam uma caixa de cerveja perto do container de lixo no dia da coleta de final de ano para presentear os trabalhadores. Ano passado, me emocionei com algumas famílias convidando pessoas solitárias para passar o Natal com elas, fazendo o convite através do Facebook, ou oferecendo cestas de Natal, brinquedos, roupas e sapatos aos mais necessitados, tudo material de qualidade.
Os funcionários enfeitam o hospital público e usam uniformes com temas natalinos, toca de Papai Noel, tiara de renas e levam alegria para os pacientes de uma forma sincera e singela. Também tem uma campanha grande para ajudar mulheres moradoras de rua, sendo que a gente doa uma bolsa, que não usa mais ou está sobrando, com produtos de higiene. E há muitas outras iniciativas que me emocionam de verdade. 
Muitas músicas de Natal foram adaptadas ao clima quente e ensolarado da Austrália, elas falam sobre animais típicos, Papai Noel na praia, surfando e sendo puxado por cangurus ao invés de renas. E tem apresentações de música nas escolas e vizinhanças, chamadas “Christmas Carols”, onde as pessoas reúnem-se à luz de velas para assistir e cantar músicas natalinas.
No dia 24, não tem ceia de Natal, muitas pessoas vão à missa e as crianças espalham, na grama de casa, uma misturinha de aveia com glitter para brilhar a luz da lua e atrair as renas do Papai Noel. Na mesa de jantar, elas deixam um prato com cookie e um copo de leite para o Papai Noel e uma cenoura para as renas, afinal eles devem ficar famintos com as entregas dos presentes!! Papai Noel faz bagunça, geralmente vira um pouco de leite e deixa farelos de cookies espalhados na mesa...
A tradição é tomar café da manhã com bacon e ovos no dia 25, as crianças abrirem os presentes deixados pelo Papai Noel na noite anterior e comer frutos do mar e saladas no almoço com a família ou os amigos. Ou ainda pode-se comer churrasco, que, aqui, os australianos chamam de “barbie”.  As crianças adoram os “bon bons” no almoço, mas já antecipo que não tem nada a ver com os nossos bombons!. É um tubo de papel enrolado para presente que duas pessoas puxam os lados para abrir e escutar o crack! Uma puxada rápida, ao mesmo tempo. Uma pessoa ficará com uma parte vazia e outra com a que tem as coisinhas dentro (um brinquedinho de plástico, uma piada e uma coroa de papel). Eu prefiro a “pavlova”, um disco de merengue do tamanho de uma torta, com creme em cima e muitas frutas como morango, framboesa, mirtilo, cereja, manga e maracujá. Uma delicia!
Dia 26 é o “Boxing Day”, dia de promoções e barganhas, os shoppings ficam lotados!! 

Comentários