HORA DA BOLA

                                                                                        MICHEL AUGUSTO SCHÜNKE 

GRÊMIO

O time do Grêmio viajou nessa semana para os Emirados Árabes Unidos para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. O tricolor gaúcho entra em campo na próxima terça-feira dia 12 para jogar a semifinal contra o Pachuca do México ou o Wydad Casablanca do Marrocos. Mas é inevitável que o torcedor do Grêmio já não esteja pensando no Real Madrid, que será o provável adversário na grande final. O Real Madrid jogou na última quarta-feira pela Champions League e venceu o Borussia Dortmund por 3 x 2, e o time comandado por Zidane volta a campo neste sábado dia 9 para encarar o Sevilla pelo Campeonato Espanhol. Este jogo contra o Sevilla será o último jogo do Real antes da viajem para o Oriente Médio, visto que o Real entra em campo para a disputa da semifinal do Mundial na próxima quarta-feira dia 13 para enfrentar o Al-Jazira dos Emirados Árabes Unidos ou o Urawa Red Diamonds do Japão. O Real Madrid é um dos melhores times do planeta, é superior a qualquer time da América do Sul. Mas assim como o Real perde para o Girona e para o Real Bétis no Campeonato Espanhol, pode também perder para o Grêmio. Não dá para saber se o Real usará força máxima na final por ter conquistado esse título na temporada passada e por enfrentar o Barcelona num confronto direto pelo título do Espanhol uma semana depois da decisão de Abu Dhabi. Mas sim, o Grêmio tem chances de ser Bicampeão Mundial.


CAMPEONATO ITALIANO

Neste sábado dia 9 de dezembro no Allianz Stadium em Turim na Itália, Juventus e Inter De Milão se enfrentam pela 16º rodada do Campeonato Italiano. O campeonato está muito equilibrado nesta temporada, a Internazionale é líder com 39 pontos, o Napoli é vice-líder com 38, e a Juventus vem logo abaixo na 3º colocação com 37 pontos. Na última rodada, a Juventus venceu o Napoli por 1 x 0 com a lei do ex funcionando de novo, Higuaín marcou o gol da Juve no Estádio San Paolo em Nápoles. Neste sábado, a Juventus pode assumir a ponta do campeonato, basta vencer a Inter que está invicta e torcer para um empate no jogo entre Napoli e Fiorentina. A Juventus que tinha a melhor defesa do mundo na temporada passada, acabou perdendo o lateral direito Daniel Alves para o PSG e o zagueiro Bonucci para o Milan. Mas ainda continua sendo o principal time da Itália, que tem os melhores jogadores, o melhor técnico e o melhor elenco. Douglas Costa conseguiu cavar um lugar no time titular e vem fazendo bons jogos. Matuidi quando entra também vem ajudando o time, e lá na frente a Juve conta com a dupla de Argentinos: Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín. Já o time da Inter De Milão manteve a maior parte do elenco e fez contratações pontuais, como o zagueiro da Eslovênia Skriniar que estava na Sampdoria, o lateral-esquerdo Brasileiro Dalbert que estava no Nice, e o meia Borja Valero que estava na Fiorentina. Todos são titulares com exceção do Dalbert que briga por posição com Nagatomo. A Inter está voltando aos dias de glória, e muito por conta também da melhor contratação que a Inter fez, que é o técnico Luciano Spalletti que fez um bom trabalho na Roma nas últimas temporadas e faz um trabalho excepcional na Inter de Milão na atual temporada. O ponto forte da Inter de Milão é o meio campo e o ataque. Os dois volantes executam muito bem a conexão defesa/ataque, Gagliardini é um excelente primeiro volante e que dá uma qualidade a mais no passe, e o seu companheiro de Volância é o Borja Valero que chega bastante a frente. Por dentro na criação tem o Português João Mário que vem tendo uma temporada fantástica. E nos lados do campo, dois pontas bem agudos, no lado direito toda técnica de Candreva e no lado esquerdo a velocidade de Perisíc e para concluir as jogadas tem o centroavante Argentino Mauro Icardi que vem marcando muitos gols nesta temporada. Então a Juventus que se cuide, porque a Inter de Milão não perdeu nenhum jogo à toa, tem um trabalho por trás e um excelente time. Bola rola as 17:45 da tarde.


CAMPEONATO INGLÊS
Neste domingo dia 10 dezembro, três grandes jogos movimentam a 16º rodada do Campeonato Inglês. As 10:00 da manhã no St Mary´s Stadium em Southampton na Inglaterra, tem Southampton x Arsenal. O Southampton que é conhecido por revelar muitos bons jogadores (Gareth Bale e Alan Shearer são bons exemplos disso), também deve ser conhecido nessa temporada por ter um time muito bom e muito bem treinado pelo técnico Mauricio Pellegrino que na temporada passada era técnico do Alavés que se manteve na elite do futebol Espanhol e chegou à final da Copa do Rei da Espanha onde perdeu para o Barcelona. O Southampton tem no gol Forster que já foi muitas vezes convocado para a seleção Inglesa, o lateral direito titular da Seleção Portuguesa campeã da Eurocopa em 2016, dois zagueiros da seleção Holandesa: Van Dijk e Hoedt, o lateral-esquerdo Bertrand que foi campeão da Champions League em 2012 com o Chelsea e que joga na seleção Inglesa, um meio-campo com Oriol Romeu que já teve passagens por Barcelona, Valência e Chelsea e que tem uma saída de bola muito boa, Lemina emprestado pela Juventus e Steven Davis. E no ataque, velocidade pelos lados com Redmond e Tadíc que é o principal jogador do time, Ward-Prowse é um jogador que é muito promissor e sempre leva perigo com suas cobranças de falta. E como o Southampton sempre joga com um homem referência na área, tem como opções Shane Long que não é centroavante mas pode jogar na função de falso 9. Gabbiadini ex-Napoli que para mim é a melhor opção e Austin que marcou gol no último jogo contra o Bournemouth no clássico do sul da Inglaterra. O Southampton fez jogo duro com o Manchester City na semana passada fora de casa, e se o Arsenal que perdeu em casa para o Manchester United na última rodada não tomar cuidado, pode se complicar. 12:15 no Estádio Anfield Road em Liverpool na Inglaterra, Liverpool e Everton se enfrentam no clássico da cidade. O Liverpool que tem o ataque com Coutinho, Firmino, Mané e Salah que vem arrebentando na temporada pega um Everton que tenta se recuperar da crise que passou nessa primeira metade da temporada. O novo técnico do Everton Sam Allardyce salvou dois clubes do rebaixamento nas últimas três temporadas (Sunderland 2x e Crystal Palace), mas nesta temporada o objetivo do técnico é outro: classificar o Everton a Europa League. Será o segundo jogo do técnico no comando do clube, e já de cara um clássico, Rooney e companhia tentarão parar esse time do Liverpool no Anfield, vai pegar fogo. E as 14:30 da tarde tem Manchester United e Manchester City no Estádio Old Trafford em Manchester na Inglaterra fazendo assim o clássico de Manchester.
O United de José Moutinho tenta ser o primeiro time a derrotar o City de Guardiola que está invicto na Premier League e diminuir a diferença para o City de 8 pontos para 5. Além de ser o clássico da cidade e duelo de líder contra vice, o City tem que jogar melhor, pois venceu com dificuldades no últimos três jogos com Huddersfied Town, Southampton e West Ham. Se o City não abrir o olho, e o United jogar como jogou contra o Arsenal na última rodada, o City pode perder a primeira no campeonato. Só tem jogaço pessoal!

Comentários