deziderio1.jpg
deziderio2.jpg
deziderio3.jpg

Alunos integrantes do "Jornal da D.F." visitam a sede do Tribuna

Nesta quarta-feira (17) os alunos do 8°, 9° do ensino fundamental e classe de aceleração da Escola Dezidério Fuzer, de São Miguel, visitaram a redação do Jornal Tribuna de Restinga. Incentivados pela professora de Língua Portuguesa Cristina Severo, os estudantes criaram um jornal escolar online denominado "Jornal da D.F.". Com periodicidade semanal, o primeiro exemplar do noticiário foi publicado  no dia 26 de março, um dia após Restinga Sêca ter completado 60 anos de emancipação político-administrava. O Jornal da D.F. possui uma equipe de cerca de 50 integrantes, distribuídos em cargos (diretor de redação, editor, repórter e ilustrados) e editorias (Geral, Cultura, Esporte). Conforme a afinidade com as temáticas e funções, os jornalistas mirins produziram conteúdos referentes à rotina do meio escolar:

"Foi uma forma que encontramos para incetivá-los à produção textual criativa. Também foi um jeito de despertar o interesse deles pela escrita, já que toda produção das matérias é efetuada por eles, os alunos ficam com autoestima elevada", comenta a educadora que ainda destaca que, por ser online, os estudantes já possuem familiaridade com as ferramentas digitais. 

Após uma breve introdução ao histórico do jornal, os integrantes do Jornal D.F. conversaram com a equipe de jornalistas do Jornal Tribuna, formada pelo diretor do jornal, Ivo Curcino, e pelo repórter J. Cabral. O bate-papo buscou a troca de experiência dos alunos com os profissionais pioneiros na implementação do Jornalismo Online em Restinga Sêca. Foram abordados temas inatos ao fazer jornalístico e relação do cotidiano do cidadão com o formato que a notícia deve ser produzida, além da bem-sucedida transição recente do Tribuna para a plataforma digital:

"É muito gratificante para nós do Tribuna perceber que viramos referência para eles. Tentamos passar o máximo de vivências que temos no dia-a-dia do jornalismo para traçar um contexto real do papel do profissional na sociedade, particularmente no online. Parabenizo a escola pela bela iniciativa, especialmente na pessoa da profesora Cristina, que com este projeto intera seus alunos da importância do bom uso da tecnologia pela mídia", salienta Ivo Curcino.

Ao fim da visita, foi tirada uma foto (em destaque) com os integrantes das equipes de ambos jornais, além de firmada uma parceria entre os veículos. Como uma forma de prestigiar e incentivar o projeto, a partir do dia 29/04, produções do Jornal da D.F. serão publicadas na íntegra pelo Tribuna em seu site.

Em pouco mais de 20 dias desde sua primeira edição, o Jornal da D.F. já alcançou mais de 400 acessos. Sua próxima edição está programada para dia 25 deste mês. O jornal está disponível online e você pode acessá-lo clicando AQUI.

Comentários