Sulmix irá abrir nova filial em Rio Pardo
Foi no ano de 2004 que Natal Gamba de Fraga resolveu empreender de forma pioneira em Restinga Sêca. Com base nos ensinamentos de seu pai, Francisco Gamba, que achou uma utilidade para as cascas de arroz de sua produção no interior de Cachoeira do Sul: dar de alimento aos animais de sua propriedade, Natal se dedicou a produção de diluentes:
“Ele foi o pioneiro nesta técnica. Antes de vir para cá, ficamos cerca de um ano montando os equipamentos e verificando a viabilidade do negócio. Feito isso, alugamos nossa primeira sede na Rua Dionísio Folleto, na Vila Felin. Foi ali que tudo iniciou”, conta o filho de Natal Gamba, Marcel Fraga, atual Diretor Administrativo da Sulmix Diluentes que junto de seus irmãos Natanael e Michel e tio Helton, integram o corpo diretivo da empresa instalada em Restinga. Atualmente, a Sulmix emprega 45 funcionários e que agora possui sede própria.
“Escolhemos Restinga justamente por possuir abundância na matéria-prima (casca de arroz). Iniciamos apenas com quatro empregados e hoje possuímos mais de 40 empregados diretos e estimamos em 60 indiretos, dado os serviços de terceirizados que utilizamos”, conta o Diretor Administrativo da Sulmix, que também possui fornecedores de cidades da região, como Agudo e Santa Maria.
Conforme Marcel, a especialidade da Sulmix é a produção de diluentes a base de casca de arroz premix: base nutricional da ração animal.
“Nosso produto está presente em diversos tipo de ração animal. Temos grandes clientes, que vão da região Sul ao Nordeste e estamos viabilizando a exportação do produto em breve”, salienta Marcel.
Apesar da estabilidade atual, a Sulmix já cogitou a possibilidade de fechar as portas. Foi em 2012 que um incêndio destruiu por completo todo maquinário da empresa familiar:
“Lembro bem dessa situação. Era num sábado e um incêndio de grande proporção destruiu nossa sede. Apesar do baque, tivemos forças para nos organizar e não desistir do sonho. Após 15 dias da tragédia, já estávamos com nova sede improvisada e operando parcialmente”, relembra Fraga, que destaca que as dificuldades foram superadas com muito trabalho e hoje a empresa conta com maquinário moderno e automatizado, conquistas que não devem parar por ai:
“Nos próximos dias iremos inaugurar nossa filial em Rio Pardo. Ela irá iniciar com 15 funcionários e será responsável pela moagem da casca e processamento da casca. Aqui em Restinga será feito o refinamento e a mistura para formação do diluente”, explica.
“Somos gratos à comunidade restinguense que sempre esteve presente no desenvolvimento da Sulmix e é responsável direta pelo nosso crescimento” enaltece Marcel, que testemunhou seu pai, Natal de Fraga, recebendo o título de “Cidadão Restinguense” em 2018, título concedido pela Câmara de Vereadores de Restinga em reconhecimento ao valoroso serviço prestado ao município que está completando 60 anos neste mês.
Comentários