15ANOS.JPG

Tribuna de Restinga completa 15 anos com 400 mil acessos em seu site

Neste sábado (23) o jornal Tribuna de Restinga completa 15 anos de atividade. Em busca de acompanhar a evolução na forma de fazer jornalismo e de em se adequar aos novos hábitos que estas tecnologias criam em nosso público, em agosto de 2018 migramos nosso diário de notícias, que antes era produzido quinzenalmente, para a plataforma digital.

Desde então, o site www.tribunaderestinga.com.br tornou-se referência em hardnews na imprensa da Quarta Colônia. Com apuração precisa e publicações quase que concomitantes aos fatos, o leitor do Tribuna Online tem acesso à informação praticamente de forma instantânea, o que apenas uma plataforma online pode proporcionar. Mesmo assim, mantivemos edições especiais impressas que celebram datas específicas, como a de Natal, Colono e Motorista e Semana Farroupilha - além, é claro, de aniversário de Restinga.

Nos sete meses desde nossa migração para o digital, o Tribuna de Restinga foi acessado 401.026 vezes - isso equivale a 28 vezes a população atual de Restinga Sêca. Também somos o jornal com o maior engajamento de nossa região no Facebook. O comercial da marca Hipper Freios produzido com os cães ajudantes de mecânico do Ernesto Schwert, postado na íntegra em nossa página na rede social no início de novembro/2018, alcançou, até aqui, mais de 1,5 milhões visualizações. O vídeo narra a história de amor e fidelidade entre Ernesto e seus cães.

Por essas e outras que somos gratos aos nossos leitores, assinantes, anunciantes que ajudam a manter o jornal em atividade e àqueles que desejam vida longa ao jornal Tribuna de Restinga. Estamos determinados em informar e propagar as virtudes restinguenses através de um jornalismo sério, atualizado e adaptado às novas mídias. Em busca disso, continuaremos trabalhando incessantemente para nos manter como referência de credibilidade da qual nossos leitores necessitam para estarem sempre bem contextualizados do que pauta o dia a dia do povo restinguense.

15 anos informando os restinguenses

Era início do ano de 2004  eu havia voltado da cidade de Gravataí, na região metropolitana, onde trabalhava em uma rádio comunitária. A experiência foi positiva, porém, a parte negativa era ficar longe da família, que continuava morando em Restinga Sêca. Por isso decidi voltar. Em conversa com minha esposa, Marlisi, concluímos que havia chegado a minha de deixar de ser empregado e virar dono de meu próprio negócio. Foi então que tivemos a ideia de criar um jornal voltado para a comunidade restinguense, um jornal “bairrista”, que desse uma atenção especial ao município de Restinga Sêca, divulgando tudo que aqui fosse notícia. Registramos a empresa e com muitas dificuldades financeiras, começamos a transformar o nosso sonho em realidade.

Aproveitamos as comemorações dos 45 anos de emancipação do município e, no dia 23 de março de 2004, circulava a primeira edição do Jornal Tribuna de Restinga, com oito páginas e em preto e branco. A equipe era formada por mim, Ivo Curcino, nas vendas, reportagens e entrega do jornal; Morgana Belmiro na redação e Sônia Beladona, na diagramação.

Na época a Fotografi Digital e a Multistudio colaboraram com a revelação das fotos, que eram tiradas com uma pequena câmera fotográfica com película, que necessitava ser revelada em estúdio.

Depois de feita a diagramação, o material era levado até o Jornal do Povo, em Cachoeira do Sul onde esperávamos até às 4h para ser impresso e voltarmos para distribuir aos nossos leitores no dia seguinte. Durante alguns anos foi assim, depois, com a evolução da tecnologia, começamos a enviar o material via internet e o jornal chegava de ônibus.

Durante estes 15 anos, por oito deles a impressão foi efetuada pelo Jornal do Povo. Por um ano foi impresso no jornal Correio Serrano, de Cruz Alta e há 10, o Jornal Tribuna tem o padrão de qualidade dos impressos do Grupo RBS. Atualmente, com  padrão de qualidade do jornal GaúchaZH, de Porto Alegre. Quando se mudou para o GaúchaZH, o Tribuna passou a circular todo a cores, dando um grande salto de qualidade sem precedentes na mídia impressa restinguense.

Nesses 15 anos diversos colaboradores passaram por nosso jornal e saíram para outros veículos de comunicação, levando consigo conhecimento e a experiência de ter trabalhando em um jornal que respeita seu povo, ama sua terra e prima pela transparência e seriedade em tudo que faz tratando seus assinantes e anunciantes com respeito e admiração.

Durante nossa trajetória, vivemos momentos inesquecíveis e que ajudaram a construir a credibilidade que o jornal sustenta frente à comunidade restinguense. Somos conscientes que nosso papel de informar a população de forma responsável e imparcial.

Com uma equipe comprometida em levar o melhor para o leitor, além de promover eventos que aproximam a comunidade do jornal, como  a promoção Meu Filho na Capa, a Copa Tribuna de Futebol, e o Guia-Fone Tribuna, a lista telefônica oficial de Restinga Sêca.

Um fraterno abraço,

Ivo Curcino, Diretor.

Comentários