Palestra explicou o projeto "Novos Rumos" aos presentes
O plano é planejar um desenvolvimento integrado nas próximas décadas
Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de desenvolvimento integrado
Nesta terça-feira (19), no auditório da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Restinga Sêca (ACI) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Educacional de Restinga Sêca, ocorreu a segunda reunião do programa "Novos Rumos" - o primeiro encontro ocorreu ainda em dezembro de 2018. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e a empresa de consultoria Instituto Inovação. A reunião contou com a presença de diversos servidores municipais, secretarias e empresários restinguenses.
Durante o encontro foi ministrada uma palestra pelo professor Joel Maciel, representante da empresa de consultoria, que explicou aos presentes os detalhes do projeto que visa o desenvolvimento social e econômico da cidade por, pelo menos, nos próximos 15 anos.
"Estamos propondo aos componentes da sociedade restinguense um modelo de crescimento integrado. Temos que agregar valor à produção do homem do campo e também incentivar nossos jovens a serem criativos. Isso pode ser feito através de parcerias público-privado quando eles ainda estão na escola", explica o palestrante.
"É a nossa segunda reunião deste projeto. Elaboramos as câmaras técnicas nesta noite. É importante formularmos ações desta natureza no ano em que o município comemora 60 anos. As cidades, os estados, os países que avançaram, avançaram pensando no futuro", salienta o prefeito Paulo Salerno (MDB). "Precisamos sair do status quo e que cada cidadão restinguense dê sua contribuição. Este é o momento", destaca o Líder do Poder Executivo.
Na oportunidade também foram apresentados os pareceres dos integrantes da comitiva que visitou na semana passada o estado de Santa Catarina. A comitiva conheceu locais que são referências no modelo de economia criativa (modelo sugerido pelo projeto "Novos Rumos"), como a Associação Catarinense de Tecnologia e o maior parque industrial do Brasil, o Perini Park Business .
Ao final do encontro, após o detalhadamento da proposta, foram definidos os integrantes das câmaras (grupos) responsáveis por elaborar o Projeto de Desenvolvimento Integrado do município. Essas comissões incluem membros de diversos setores da cidade. As câmaras abrangem temáticas pontuais para o desenvolvimento, como as áreas de agricultura, educação, comércio, inovação/tecnologia, indústria, serviços, turismo e segurança pública.
Mais pessoas devem ser integradas às comissões no decorrer do projeto que visa fomentar o crescimento integrado da cidade. A próxima reunião irá ocorrer no dia 7 de março, na Escola Francisco Giuliani, às 19h. Após, elas devem seguir rotina de encontros semanais.
Comentários