IMG-20190126-WA0009.jpg

Nível do Rio Vacacaí continua baixando nas Tunas

Nesta sexta-feira (25) o Rio Vacacaí continua recuando e, atualmente, está 5,6 metros acima de seu nível normal - cerca de  82cm a menos que há quatro dias (21), quando o volume era de 6,42 m. É o quartoo dia seguido que a água apresenta recuo em seu volume - somente hoje, nível da água recuou 20 cm. Na quinta-feira (ontem), ela já havia baixado outros 12 cm, conforme informado pela Administração do Balneário Passo das Tunas. A entrada do Balneário não está mais alagada e boa parte da área residencial está fora do alcance do rio. A expectativa é que durante o restante da semana o nível da água continua recuando já que não há previsão de chuvas.

A área de camping do balneário continua completamente alagada. O nível do rio está próximo ao pórtico de entrada das Tunas - ponto conhecido como "corrente" pelos veranistas.

Enchente

No último dia 12 (sábado) o leito do rio invadiu a área de camping do Balneário das Tunas e no dia 15 (terça-feira) alcançou área residencial do local. Os moradores e veranistas foram obrigados a erguerem seus móveis e eletrodomésticos para retirá-los do alcance da água. A energia do camping foi desligada para evitar acidentes. No dia 16 (quarta-feira) o rio atingiu seu volume máximo desde o início da enchente: 6,5 m acima de seu nível normal. Volume que quase foi alcançado na segunda-feira (21), quando a água subiu 12 cm em apenas seis horas e atingiu seu maior volume durante a segunda alta do rio (que iniciou no domingo(20)), de 6,42 metros.

Atualmente, apenas bombeiros continuam na área alagada efetuando o monitoramento da enchente. A reportagem do Tribuna esteve no local no último dia 15 - data que a enchente estava em seu volume máximo registrado - e produziu vídeos que mostram a enchente no balneário. Confira:

Vídeo 1

Vídeo 2

 

Fotos: Alessandro Zimmer/Administração Balneário Passo das Tunas

Comentários