

Médicas cubanas não atendem mais em Restinga Sêca
Devido a saída de Cuba do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, as duas médicas cubanas que atendiam em Restinga Sêca, encerraram suas atividades no município nesta terça-feira (19). Lília Saavedra e Yourislen Alvarez Diburt atendiam no ESF Rural e na Unidade Móvel de Saúde, as médicas assistiam uma população de cerca de 5 mil restinguenses. Nesta manhã de quarta-feira (21), o prefeito Paulo Salerno (MDB) recebeu as duas médicas em seu Gabinete para agradecê-las pelos serviços prestados (foto secundária).
"A saída dos cubanos nos afeta na questão da saúde preventiva municipal. Estamos trabalhando para buscar novos médicos através de contratação direta pelo município ou através do novo Mais Médicos. Esperamos que logo no início do ano repor este serviço à população. Queremos atender a demanda dos restinguenses o mais rápido possível.", salienta o Líder do Poder Executivo.
"Ontem (terça-feira) elas encerraram as atividades no município. O ESF Rural ficou com apenas um médico - antes eram dois - e com atendimento reduzido. Já o atendimento da Unidade Móvel (Expresso Saúde) está suspenso no momento porque não temos médico para substituir." conta a Secretária de Saúde, Jocelaine Brauner.
Foi publicado nesta terça-feira (20) edital no Diário Oficial da União o edital que oferta 8517 vagas para atuação em 2834 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas por médicos cubanos.
Comentários