nikita.jpg

Nikita recebe alta do Hospital Veterinário Universitário de Santa Maria

A Nikita, cadela vira-lata recebeu alta na segunda-feira (22) do Hospital Verinário de Santa Maria. A cadelinha passou por procedimento cirúrgico para colocação de placas na mandibula para correção de fratura. Nikita chegou ontem em Restinga Sêca e está sob os cuidados da Focinhos de Restinga, onde aguarda sua recuperação para ser encaminhada à adoção (já teriam interessados).

"Apesar de ter emagrecido muito - em virtude da sonda de alimentação, ela está bem ativa. Por enquanto, Nikita responde bem à cirurgia", conta a veterinária da Prefeitura Municipal, Saline Santos. "A sonda já foi retirada", completa a veterinária. 

O animal havia sofrido maus-tratos e foi resgatada no dia 2 de outubro, na localidade de Silêncio, em Restinga Sêca.

Maus-tratos e resgate

A Nikita foi resgatada nesta terça-feira (2). O fato teria acontecido na localidade de Silêncio, interior de Restinga Sêca. Segundo informações, após denúncia de maus-tratos protocolada, a Prefeitura Municipal deslocou para o local a veterinária do órgão, Saline Santos e um fiscal do meio ambiente. Também acompanhou o resgate Mirian Pinho, representante da Focinhos de Restinga.

O animal foi encontrado com sua língua cortada na base, mandíbula fraturada e algumas lesões pelo corpo. A cadelinha ainda teve os seus filhotes mortos de forma brutal pelo(s) agressor(es). O dono da cadela abriu mão da guarda, pois não teria condições financeiras para o tratamento, além de temer que Nikita (nome da vira-lata) fosse vítima novamente de maus-tratos.

"Após ser resgatada, ela recebeu vitaminas e soro. Demos um banho nela para aliviar as pulgas e infecções de pele. Na quarta-feira (3), ela foi encaminhada para Santa Maria onde foi internada no hospital veterinário." informou Saline Santos. Nikita se alimentou através de sonda e passou por procedimento cirúrgico para a colocação de placas na mandíbula para a correção da fratura. Posteriormente, a Nikita foi castrada será encaminhada para a adoção.

O(s) autor(es) das agressões não foi(ram) localizado(s).

 

Fotos: Saline Santos /Arquivo pessoal

Comentários