Vereadores aprovam criação do “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue”

Na noite desta segunda-feira (20/08) foi realizada a sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Restinga Sêca. Entre os principais assuntos, foi apresentado o projeto de lei que viabiliza a elaboração de um “Conselho Municipal de Política Animal”, o COMUPA, montado pelo vereador Norton Soares (MDB).

"Como é um tipo de lei que precisa ser elaborado pelo prefeito, enviamos como sugestão a ele e agora ele nos retorna com o projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Política Animal. Será um órgão onde teremos espaço para debatermos permanentemente Políticas Públicas de combate ao abandono, posse responsável, castração, vacinação, de incentivo à adoção e também voltadas ao combate de doenças ligadas aos animais de ruas: as zoonoses que podem, muitas vezes, se transformar num problema de saúde pública. Por isso a importância da criação deste conselho, pois precisamos trabalhar isso de uma forma séria e permanente", explica Norton.

Durante a sessão também foi aprovado por unanimidade a criação do “Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue” e da “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”, projeto de autoria do vereador Tiago Cantarelli (MDB). O "Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue" será na mesma data que atualmente é comemorado o dia Nacional do Doador Voluntário, dia 25 de novembro.

"Queremos desmistificar o ato de doar sangue. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Com esse projeto pretendemos criar um cadastro junto à Secretaria de Saúde de Restinga das pessoas doadoras. Nele (cadastro) constará informações como o tipo de sangue e quando foi feita a última coloboração para que, quando algum morador do município precisar, a gente ter a quem recorrer de imediato. Estamos planejando já para novembro (deste ano) uma grande coleta aqui no município em parceria com o Hemocentro de Santa Maria", salientou Cantarelli.

Na próxima semana acontecerá sessão descentralizada na Vila Jacuí. Os representantes do Poder Legislativo irão até a localidade para ouvir os moradores e tomar conhecimento de suas demandas.