Vem aí o III Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

A Fundação Antonio Meneghetti e a Antonio Meneghetti Faculdade, situadas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, em Restinga Seca/RS, promovem nos dias 21 e 22 de setembro, o III Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” – Responsabilidade e o dever da pessoa.

O evento, cujas edições anteriores aconteceram em 2014 e 2016, insere-se no escopo da promoção do protagonismo responsável e visa discutir, refletir, (re)pensar, analisar problemáticas existentes no seio da nossa sociedade, buscando construir e apresentar soluções às possibilidades de formação responsável de crianças, adolescentes, jovens e adultos, considerando, para tal, os valores perenes da Cultura Humanista, a aplicação da metodologia ontopsicológica e da pedagogia ontopsicológica com vistas à formação e à garantia de novas gerações eficientes, vivazes e inteligências para a nossa sociedade futura.

Além das palestras e conferências com convidados de várias nacionalidades, os participantes poderão inscrever seus trabalhos, resultados de estudos, pesquisas, experiências profissionais em três modalidades: comunicação oral, pôsteres e “cases” de sucesso na América Latina (os alunos da Antonio Meneghetti Faculdade ainda poderão participar de uma quarta categoria denominada “Eu no projeto”), havendo previsão de premiação para os trabalhos que serão avaliados por uma comissão julgadora. Os eixos temáticos que os textos inscritos devem subordinar-se são “Protagonismo responsável à vida” ou “Protagonismo responsável ao trabalho” ou “Protagonismo responsável a ser pessoa” ou “Protagonismo responsável e Cultura Humanista”. Os textos podem ser submetidos à plataforma de inscrição até o dia 19 de agosto.

Neste ano, uma das novidades do Congresso é a participação de alunos e professores de universidades do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile que foram convidados para que venham ao Brasil, mostrem os resultados de suas pesquisas, interajam com os estudantes da AMF e com os participantes do evento. Para isso, a Antonio Meneghetti Faculdade estará lhes propiciando hospedagem gratuita na Casa do Estudante, ofertando-lhes espaço junto aos seus acadêmicos. Trata-se, pois, de uma grande oportunidade também para professores e estudantes de língua espanhola manterem contato com os falantes dessa língua.

Na programação do evento, constam painéis com representantes da ONU e da UNESCO; palestras com educadores, gestores e empresários; além de convidados especiais que, em breve, serão anunciados. Haverá ainda variada programação cultural, praça de alimentação, espaço (talk show) para interação com alunos de ensino médio etc. As atividades iniciam no dia 21 de setembro, sexta-feira, a partir das 14h, mas o credenciamento dos participantes começa um pouco antes, às 12h.