Prefeitura reafirma convênio do Programa Dissemina

            O Programa Dissemina, que tem como objetivo estimular e fomentar a temática do incremento da qualidade genética, sanitária e nutricional da pecuária de carne e leite do Estado, foi renovado este ano e disponibiliza sêmen de oito raças de touro. Para corte são oferecidos a Hereford, Bradford, Red Angus e Aberdeen Angus. Na produção do leite são disponibilizadas as raças, Holandês, Jersey, Pardo Suíço e Gir Leiteiro. Em dezembro do ano passado, por falta de pedido de renovação, a Prefeitura havia perdido o convênio.

Todo material genético (Sêmen) é disponibilizado pela Prefeitura, sem custos aos produtores, que apenas pagam os valores de deslocamento da profissional da Prefeitura. A inseminação artificial possuí algumas vantagens, como a qualidade genética, o baixo custo, a eficiência reprodutiva e a segurança nos partos. Poderão aderir ao Dissemina propriedades da agricultura familiar. Para produtores de leite, não existe um número máximo de animais a serem inseminados. Já para produtores de raça de corte, esse número não pode ultrapassar 20 animais.

Segundo a diretora do Departamento Agropecuário e responsável pela inseminação, Emanuelle Vargas Alves, é importante que o animal a ser inseminado esteja em bom estado sanitário e nutricional. Os interessados devem comparecer a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para a realização ou atualização do cadastro.