Norton Soares é o novo presidente da Juventude

Com 80% de aprovação, 177 votos válidos, a chapa 1, intitulada "Juventude em Movimento “, venceu a disputa da 24ª Convenção Estadual da Juventude. O novo presidente do núcleo é Norton Soares, vereador de Restinga Seca. A chapa 2, "Renovar é precisco", liderada por Alan Vieira, vereador de Gravataí, fez 44 votos. Ao todo 221 convencionais votaram.

A 24ª Convenção Estadual da Juventude do PMDBRS aconteceu na Câmara de vereadores de Porto Alegre, na manhã de sábado,21.
Roberto Fantinel, até então presidente do JPMDBRS, deixa o comando para concorrer a uma cadeira na assembleia legislativa e destacou em seu discurso de despedida a importância do núcleo:
“Me despeço com a convicção de que as mudanças que fizemos foram fundamentais. Tivemos 20 edições do Juventude na Estrada com qualificação, nos reaproximamos do movimento estudantil. Que continuemos construindo uma juventude atuante e a oxigenação do PMDB”, destacou o ex presidente da juventude peemedebista.
O novo presidente, Norton Soares, falou sobre o que pretende debater durante o período que estará à frente do núcleo. “Temos sim que olhar para nossos problemas e entender o momento, então olhar pra frente. Temos que ganhar os jovens e os movimentos de rua. Fazer diferente significa que as mudanças que são cobradas nas ruas, podem e irão ser feitas por partidos tradicionais”, Observou Norton Soares.
A defesa convicta da reeleição de José Ivo Sartori também foi pautada pelo novo líder jovem. “Fazer diferente não é apenas discurso. O Governo Sartori é a maior prova de que podemos mudar, pois promoveu as maiores e mais profundas transformações do Rio Grande do Sul. Esse é um governo que faz diferente, sem pensar nas eleições, mas sim nas próximas gerações”, concluiu.
O presidente do PMDBRS, deputado federal Alceu Moreira, durante ato político, reafirmou a importância em apoiar o projeto atual de governo e destacou o quanto a juventude pode fazer a diferença nas eleições que se aproximam:
“Grandes lideranças natas do PMDB-RS são oriundos da juventude. Nesse momento nós saímos de um período onde o debate político e as pautas políticas não eram para todos. A sociedade estava pautada pelos partidos de esquerda a se interessar por pautas que não são pertinentes e nem as mais importantes. Digo isso porque daqui pra frente vamos para a modernidade tecnológica, um mundo entregue para quem tem menos de 40 anos e cada vez menos ideológico. Temos que trabalhar a tecnologia a partir de agora, em pouco tempo não iremos mais aos bancos e não teremos mais documentos físicos, tudo estará disponível em aplicativos. A projeção de futuro tem que estar presente no debate da juventude, construindo uma sociedade justa, debatendo o uso do capital com responsabilidade social. Daqui para frente precisamos outro modelo de comportamento, não adianta mudar a sigla para MDB se não mudarmos algumas posturas. Fazer movimentos de juventude sem discutir tudo isso, não é juventude. Como presidente do PMDBRS gostaria que a juventude apoiasse à reeleição do governador José Ivo Sartori e iremos trabalhar até o fim para isso “, enfatizou Alceu Moreira.
O deputado estadual Gabriel Souza, destaque da juventude peemedebista também se pronunciou, aclamado pelo público.
“Num país que não tinha nenhuma política pública para os jovens, conseguimos alterar a constituição e incluir o jovem ao reconhecimento constitucional, o que mais a diante rendeu nosso estatuto da juventude“, destacou o líder do governo na assembleia que esse ano se despede da juventude.
Valter Nagelstein, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, falou sobre as dificuldades de ser jovem e impor seus posicionamentos na política.
“ O cara com 30 anos no futebol é considerado velho, na política jovem. Existe um preconceito bobo de que o jovem não tem maturidade para assumir responsabilidades políticas. A primeira luta que empreendemos é contra esse preconceito, pois o jovem tem sim parte fundamental na quebra de paradigmas para fazer a mudança que o país precisa “, observou o vereador.
O encerramento da Convenção aconteceu por volta dás 13 horas com grande aclamação da juventude ao projeto do governador Sartori e sua possível campanha à reeleição.

História

Núcleo histórico do partido, criado em 1973, a Juventude sempre esteve à frente dos grandes debates marcando posição. Eleitoralmente representada nos municípios por sete prefeitos, sete vices e 193 vereadores, também contribui para a projeção de líderes estaduais, como os deputados estaduais Edson Brum e Gabriel Souza - que já presidiram o núcleo -, e o deputado federal Márcio Biolchi.

Comissão Executiva

Presidente - Norton Soares
1* Vice-Presidente - João Ricardo Oliveira
2* Vice-Presidente - Alberto Flores
3* Vice-Presidente - Alissa Machado
Secretário Geral - Ivan Carlos Maurina
Secretário Adjunto - João Nóbrega
1* Secretário - Fahbrício Müller
Tesoureiro Geral - Susan Maciel
Tesoureiro Adjunto - Fabricio Moraes
1* Tesoureiro - Carlos Arrué
Vogal - Évelin Potiguilhone
Vogal - Mateus Giovanoni Trojan
Vogal - João Pedro Giaretta
Vogal - Luiz Cezar Furini
Vogal - Igor Tâmbara
Vogal - Edimar Ferreira Luís
Vogal - Frederico Bet
Vogal - Eduardo Vaz
Vogal - Abner Dillmann
Vogal - João Francisco C. Parenti

1* Suplente - Danilo Rodrigues
2* Suplente - Viccenzo Zang
3* Suplente - Jó Abraão Silva
4* Suplente - Kayo Henrique

Presenças

Alceu Moreira - deputado federal, presidente do PMDBRS
Assis Filho - presidente nacional da JPMDB
Gabriel Souza - deputado estadual, líder do governo na Assembleia
Guto Scherer - presidente da Associação de vereadores do PMDB-RS
Paulo Salerno - presidente da Associação de Prefeitos e Vices do PMDB-RS
Lourdes Sprenger - vereadora do PMDBRS
Márcio Biolchi - deputado federal
Magale Mônago - vice presidente núcleo das mulheres PMDBRS
Tiago Simon - deputado estadual
Ricardo Bassi - Diretor do Departamento de Políticas para Juventude
Roberto Fantinel- ex presidente da JPMDBRS
Valter Nagestein - presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Foto: Galileu Oldenburg