Inaugurada usina de oxigênio do Hospital São Francisco

Com o auxílio da comunidade e de membros da administração municipal na produção do Bingo, que gerou a receita para compra do equipamento, ontem a tarde foi inaugurada a Usina de Oxigênio do Hospital de Caridade São Francisco. Com a presença de representantes da sociedade, o evento mostrou como irá funcionar a distribuição de oxigênio e o quanto irá reduzir o custo das despesas para o hospital.

Através do Bingo realizado no ano passado foram adquiridos 30 mil reais utilizados e com auxílio da ACI/CDL, que emprestou mais 30 mil reais para serem pagos de forma parcelada, foi possível à aquisição da usina. Esta ação irá diminuir em cerca de três mil reais por mês o custo anterior com oxigênio (de 8.000,00 para 4.970,00) e em dois anos, em média, seis mil reais todos os meses nas custas operacionais do hospital.

O prefeito, Paulo Ricardo Salerno, falou sobre a importância de gerar garantias para que o Hospital possa funcionar sem a intervenção do Município. “Esta é uma obra importante para Restinga Sêca e o Hospital de Caridade São Francisco, principalmente na questão de economia e, também, no atendimento as demandas de oxigênio, ar medicinal e ar comprimido que a usina nos proporciona”.

A secretária de Saúde, Jocelaine Brauner, citou que a compra do equipamento estava previsto nas metas do Plano de Recuperação, apresentado no ano passado. “A aquisição da usina de oxigênio é uma das metas que compõe o Plano de Recuperação do Hospital de Caridade São Francisco. Com ela teremos uma economia mensal significativa, o que possibilitará atender outras demandas.”

Conforme o diretor dos Postos de Saúde e coordenador do processo de intervenção do hospital, Abel de Oliveira, os objetivos estão sendo executados e cumpridos para adequar o orçamento da entidade às receitas disponíveis. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, estamos esperançosos de garantir o funcionamento pleno do Hospital, que é patrimônio do nosso município”.

Neste mês foi à segunda boa notícia entregue pelos gestores do hospital. No dia 4 de abril saiu de forma oficial no Diário Oficial da União o deferimento da renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde, a filantropia, com validade até 13 de fevereiro de 2021.