Mesmo em recesso, Câmara de Vereadores realizou duas sessões

De recesso até março, a Câmara de Vereadores de Restinga Sêca já realizou duas sessões extraordinárias neste ano. As reuniões entre os vereadores foram realizadas a pedido do prefeito, Paulinho Salerno (PMDB) para que analisassem projetos de urgências. Foram cinco expedientes votados e aprovados.
O primeiro projeto, autorizava a cessão de um rolo compactador ao município vizinho de Formigueiro. O equipamento precisa de reparos e não estava sendo usado em Restinga. A contrapartida para esse empréstimo de seis meses é que os formigueirenses façam os reparos necessários. Outro projeto foi o que alterou a redação da Lei Municipal e que cria o Conselho Municipal do Transporte Escolar, que servirá para regulamentar o serviço no município. 
Os outros três eram referentes a contratações temporárias e emergenciais. Um para contratação de um carpinteiro por tempo determinado, já que o que estava na cidade deixou o cargo. Também foi prorrogado o prazo de contrato temporário excepcional para um técnico de enfermagem. Por último, foi autorizada a contratação temporária de professores.
“Estamos de recesso, mas o Executivo nos procurou, pois precisava que fossem votados alguns projetos de urgência. Tivemos cinco projetos e dois requerimentos. A primeira sessão foi para dar entrada nos projetos, passar nas comissões e esta segunda sessão foi para votar”, explica o presidente da Câmara, vereador Mauro França da costa (PMDB).
Apesar do recesso, o presidente afirma que já está sendo trabalhado o planejamento da casa para todo o ano. Uma atividade que deve continuar é a descentralização das sessões, com a ida dos vereadores a localidades do interior e também vilas e loteamentos da cidade.
“Vamos tentar continuar o trabalho que o Tiago (Cantarelli, presidente da Câmara em 2017) começou. O ponto maior é atendermos bem a comunidade, resolver os problemas de Restinga Sêca. Já estamos vendo os locais para fazer as sessões. Também queremos fazer nas comunidades da cidade, no bairro São Luiz e na Vila Felin, para ver as demandas dessas localidades, ideias, entre outras coisas”, destaca.
Outra questão que será trabalhada novamente em 2018 será a economia. Em 2017, a casa já devolveu dinheiro ao Executivo Municipal. Foram quase R$ 250 mil, que depois a prefeitura repassou a entidades beneficentes como o Hospital São Francisco, Apae e Casa do Idoso. Apesar da diminuição do orçamento da Câmara em cerca de R$ 150 mil, a ideia é fazer devolução novamente ao final do ano.
“Todo o dinheiro que pudermos devolver, para ajudar o nosso município, com o hospital, casa do idoso, APAE, vamos fazer. Já tivemos um corte, mas o que pudermos poupar, vamos poupar”, reforça.
Nos dias 13, 14 e 15 de março, os parlamentares restinguenses já tem um compromisso na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Eles participam da tradicional Marcha dos Vereadores da Quarta Colônia, quando levarão as reivindicações do município e também da região.