Vacinação contra a febre amarela

A Febre Amarela (FA) vem causando muitas dúvidas na população novamente, pois há áreas no país que estão sendo acometidas pela doença. O município de Restinga Sêca realizou campanha de vacinação contra a Febre Amarela em 2017 na área urbana e rural. Para quem não se vacinou e deseja realizar a ação é necessário que procure o Posto de Saúde Central, na sala de vacinas.

As pessoas que residem no Rio Grande do Sul, não apresentam risco eminente de contrair a doença, pois não há relatos sobre infectados no estado, sendo a última ocorrência de casos positivos entre os anos de 2008 e 2009. Somente viajantes de áreas com circulação da Febre Amarela tem maior risco de contrair a FA.

A Febre Amarela é uma doença com sintomas considerados inespecíficos, onde na forma mais grave poderão ocorrer insuficiências hepáticas, renais e icterícia (pele e olhos amarelados). O diagnóstico é clínico, epidemiológico e laboratorial e o tratamento é terapia de suporte, não havendo medicação específica.

A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, não havendo transmissão entre as pessoas (não contagiosa), nem pelo macaco. O macaco é picado por um mosquito infectado, adoece e torna-se fonte de transmissão do vírus para outros mosquitos, sendo ele sentinela da circulação do vírus.

Em casos onde houver morte de bugios no interior do município, as pessoas devem comunicar o mais breve possível a Vigilância em Saúde, para que seja feita a coleta de material para laboratório e análise se existe a presença do vírus. O contato pode ser feito no telefone 3261-3200, ramal 226.