Restinga Sêca comandará Associação de Prefeitos e Vices do PMDB-RS

Paulo Ricardo Salerno foi eleito presidente por aclamação

Paulo Ricardo  Salerno, prefeito de Restinga Sêca, foi eleito por aclamação, em chapa única, presidente da Associação de Prefeitos e Vices do PMDB do Rio Grande do Sul para o biênio 2017/2019. A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 20, na sede estadual, em Porto Alegre.
O ato político foi uma demonstração de força para buscar a recondução do partido ao Palácio Piratini. O presidente estadual da legenda, deputado Alceu Moreira, chamou os dirigentes para a responsabilidade. “Vocês têm capacidade, prestígio e poder político para essa mobilização. A solução que estão dando para os problemas de suas cidades é uma confirmação de eficiência e onde chegar a voz da associação, estaremos bem representados”, observou Alceu.
Sobre a trajetória do PMDB no Governo do Estado, resumiu assim: “pegamos um caminhão estragado, colocamos as peças em ordem. Agora estamos prontos para girar a chave, ligar o acelerador e colocar o carro em movimento”.
O presidente fez questão de enaltecer as virtudes de José Ivo Sartori. “No atual momento de crise em que vive a política, ter um nome que se caracterize pela honestidade, coragem e competência, é ter um grande candidato”. E arrematou: “Só um homem com muita coragem para fazer uma cirurgia à sangue frio e o resultado dessa atitude será o equilíbrio fiscal em 2018”.
Além da missão política, o presidente Alceu lançou à associação o desafio de estimular a troca de experiências entre as gestões do partido, definindo o “jeito peemedebista de governar”. A partir de agora, a proposta é a realização de seminários regionais para a apresentação de projetos para as mais diversas áreas da administração pública.
Após a proclamação do resultado, o novo comandante do órgão convocou os seus pares para os desafios do próximo ano. “Devemos ocupar os espaços do partido e ajudar o governo na construção de um estado melhor”, frisou Paulo Salerno.
Presente ao encontro, o ex-governador Germano Rigotto – potencial candidato ao Senado Federal -, reforçou o papel da associação. Afirmou que o prefeito deve ser o indicador das ações necessárias por parte da administração estadual. “Esse agente político tem voz e condições de sinalizar o governo sobre as atividades e obras necessárias para a garantia do desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, observou Rigotto. O ex-governador ainda defendeu que a associação chame os deputados estaduais e senadores e conduza o debate sobre a discussão de um novo pacto federativo.

A força dos prefeitos

O PMDB-RS está presente nos executivos municipais em 197 cidades (40% do território gaúcho). Tem 132 prefeitos e 117 vices. Em 55 municípios governa com dobradinha peemedebista.

PERFIL PRESIDENTE

Paulo Salerno é natural de Restinga Sêca, da região Quarta Colônia. Paulinho, como é conhecido, tem 33 anos e cumpre seu primeiro mandato como prefeito de sua cidade natal. Antes, atuou como vice-prefeito entre 2009 e 2012 e como vereador de 2005 a 2008.

Agrônomo (UFSM) e bacharel em Direto (FAMES), foi diretor da Casa Civil no primeiro semestre de 2016 e trabalhou como diretor do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica entre 2015 a 2016. De 2013 até o final de 2014 foi assessor na Assembleia Legislativa do Estado.

EXECUTIVA ELEITA

Presidente: Paulo Salerno (prefeito de Restinga Sêca)
Vice-presidente: Cleiton Bonadiman (prefeito de Seberi)
Secretário-geral: Gustavo Peukert Stolte (prefeito de 15 de Novembro)
Tesoureiro: Gilson de Carli (prefeito de Liberato Salzano)
Vogal: Aluísio Teixeira (prefeito de Terra de Areia)
1º Suplente: Ivan Trevisan (vice-prefeito de Pantano Grande)
2º Suplente: João Pedro Souza Nunes (vice de Passo Fundo)
Joicemar Cecília de Moraes Zimmer (vice-prefeito de Salto do Jacuí)

Presenças

A eleição da Associação de Prefeitos e Vices ainda foi prestigiada pelos deputados estaduais Edson Brum, Juvir Costella e Tiago Simon.

TEXTO: http://pmdb-rs.org.br/?publica%C3%A7%C3%A3o=restinga_s%C3%AAca_comandar%C3%A1_associa%C3%A7%C3%A3o_de_prefeitos_e_vices_do_pmdb_rs-23522

FOTO: VINÍCIUS REIS