Restinga Sêca recebe seminário sobre segurança alimentar

A terça-feira (4) foi de instruções sobre alimentos e nutrição no Plenário da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca. Durante a manhã e tarde ocorreu o Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Prefeitura Municipal de Restinga Sêca, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Com o objetivo de tratar das ações de segurança alimentar e nutricionais nos municípios, o evento debateu sobre os desafios da implantação correta do sistema, a importância das agroindústrias familiares no controle da qualidade dos alimentos, e sobre programas do governo relacionados à área.

O vice-prefeito Vilmar João Foletto, considerou a ocasião importante. “O mundo carece de instruções e orientações sobre alimentação. Por isso este momento serve para tentarmos evoluir no que diz respeito aos hábitos alimentares” argumentou. O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Claudio Roberto Possebon lembrou que durante o seminário foram dados os primeiros passos para a criação do conselho de segurança alimentar e nutricional para que Restinga Sêca possa aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Representando o Projeto Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN) e UFRGS estiveram presentes, Letícia Casarotto, Jeldi Yasmin Galeano, Geraldo Reck e Irio Luiz Conti. Também, o consultor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e do projeto, Marcelo Figueiró.