Questão do SUSAF preocupa agroindústrias da região

Questão do SUSAF preocupa agroindústrias da região

 

A preocupação em viabilizar pequenas agroindústrias do Estado, inclusive em atender pedidos da Região Central, originou reunião na tarde desta segunda-feira (18) na Secretaria da Agricultura do Estado.

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Deputado Adolfo Brito, e a assessoria da Comissão foram solicitar esclarecimento em relação às exigências para implementação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), com vistas a viabilizar que as agroindústrias interessadas possam comercializar seus produtos em todo o Estado, e não só no município de origem.

O deputado Adolfo Brito e o secretário Ernani Polo acertaram para o final de setembro nova reunião, quando municípios interessados poderão apresentar documentação a fim de se habilitar ao SUSAF. 

O Chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Henrique Bueno, informou que o Estado dispõe de dezoito veterinários habilitados para realização de auditorias, sendo dois por localidade, podendo atender até nove auditorias por mês.

Agroindústrias de Arroio do Tigre e Segredo já procuraram a Comissão de Agricultura interessadas em viabilizar o Selo do Sistema Unificado, podendo expandir seus negócios e gerar mais empregos e renda na região.

Todos os municípios interessados no SUSAF devem se manifestar através de ofício do prefeito com protocolo junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação solicitando adesão.

Conforme o deputado Brito, a reunião deverá ocorrer provavelmente dia 26 de setembro, na Secretaria em Porto Alegre.

Participaram da audiência, além do deputado Brito, do Secretário Ernani Polo e do diretor Henrique Bueno, o chefe de gabinete da Secretaria, João Seibel, e, pela assessoria, João Paulo Kroth e Ernesto Segundo.