IMG_3533.JPG
IMG_3535.JPG

Projetos de irrigação para Restinga Seca

A Coopagres, Cooperativa de Agricultores Familiares de Restinga Seca, formada por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi beneficiada com uma verba de 50 mil reais, aprovada em 2017 pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Este recurso foi disponibilizado via FEAPER, mediante convênio com a Prefeitura Municipal, permitindo atender cinco agricultores familiares do município que acreditam na técnica de irrigação, com projetos de irrigação e microaçudes, limitados 12 mil reais por produtor, sendo 20% desse valor a contrapartida que o agricultor paga no projeto. Depois de firmado o convênio, o escritório da EMATER de Restinga Seca ficou encarregado de fazer os levantamentos, juntar a documentação e elaborar os projetos para os produtores.

O agricultor Germano Ratzlaff de São Miguel Velho, foi beneficiado com a construção de um microaçude destinado à irrigação de lavouras de arroz e soja, como também à criação de peixes, melhorando a renda da família. No dia 06 de abril foram entregues pela empresa Agroner, de Santa Cruz do Sul, equipamentos de irrigação, para mais quatro agricultores familiares de Restinga Seca.

Elci Castro de Oliveira, de Barro Vermelho, produtor de olerícolas recebeu motobomba elétrica, canos de PVC e mangueiras gotejadoras, além do serviço de implantação de um projeto de Gotejamento para a produção de verduras.
Merquides e Eloi Pauletto da localidade de Buraco Fundo, que receberam bomba tratorizada, canos de PVC, conexões e mini-canhões KL 2500, para a implantação de um projeto conjunto de Aspersão móvel, destinado a irrigar uma área aproximada de 10 ha de pastagem ou lavoura.

Odete Belladona Machado da localidade de Pedregulho, que recebeu canos de PVC, conexões e mini-canhões KL 2500, para a implantação de um projeto de Aspersão móvel, destinado a irrigar uma área aproximada de 10 ha de lavoura de soja, plantada pelo seu filho Paulo Henrique, que faz a sucessão da família na agricultura.

Os projetos conquistados pelos agricultores familiares são muito importantes para o município, pois garantem segurança de produção através da irrigação, gerando renda às famílias, facilitando a sua permanência no meio rural, dando continuidade à atividade agropecuária que é sem dúvida a principal atividade de Restinga Seca.

Texto: Luiz Joao Pettine – EMATER Restinga Sêca

Fotos: Roger Bolzan da Silva

Comentários