Semana da Saúde atinge resultados significativos

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as Unidades de Saúde e Vigilância em Saúde promoveu entre os dias 2 a 7 de abril a SEMANA DA SAÚDE. Durante a programação houve o debate com os pacientes do ESF Urbano sobre o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano “SAÚDE PARA TODOS”. A equipe do ESF Urbano realizou uma caminhada nas ruas do bairro São Luiz como forma de conscientizar e orientar a população sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Na Câmara de Vereadores os servidores da saúde participaram de palestra motivacional, que contou com a participação de 50 pessoas e que visou à valorização dos servidores e avanço intensivo à humanização dos serviços.

A “Feira da Saúde" na Praça Central Domingos Mostardeiro contou com a presença de várias pessoas do município. Ao todo, foram realizados 416 testes rápidos (hepatite B e C, sífilis e HIV), 92 pessoas receberam orientação sobre alimentação saudável, 200 pessoas verificaram a pressão arterial, 200 pessoas fizeram o teste de glicemia capilar, 103 pessoas receberam orientação odontológica e durante a feira foram distribuídos sal temperado, além barrinhas de cereal. A Vigilância em Saúde esteve presente no evento orientando sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a secretária de Saúde, Jocelaine Brauner, a 2ª Edição da Semana da Saúde foi um sucesso. “Casos importantes foram diagnosticados e encaminhados para tratamento. As atividades de promoção da saúde foram muito positivas e a interação com o público é outro fator a ser comemorado temos ainda muitos desafios. Continuamos firmes no propósito de qualificar cada vez mais a saúde do nosso município” comentou.

Encerrando as atividades, as Unidades Básicas de Saúde (UBS do Posto Central e UBS São Luiz) fizeram um mutirão de exames preventivos, onde 52 mulheres efetuaram a coleta. Além disso, 57 beneficiários do Programa bolsa família foram acompanhados (pesagem, situação vacinal e avaliação do estado nutricional) e foram desenvolvidos 168 testes rápidos (hepatite B e C, sífilis e HIV). Ainda equipe do ESF urbano realizou o acompanhamento de 219 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa família (peso, altura, estado nutricional e situação vacinal).