Pórtico.jpg

A Restinga que eu quero

Restinga Seca completou 59 anos de existência, tem muitas histórias e Histórias, um passado feito por homens e mulheres que amaram e amam esta terra. Passadas as festas de aniversário, ouvimos algumas autoridades, pessoas do nosso cotidiano para saber o que elas almejam para o futuro do nosso município. A partir de hoje e pelos próximos dias, você acompanha, em nossa página virtual, um pouco dessas expectativas. Começamos, hoje, com a Prof. Dra. Patricia Wazlawick, Coordenadora do Curso de Ontopsicologia da Antonio Meneghetti Faculdade, situada no Recanto Maestro, em nosso município.

A primeira entrevista é com a professora Doutora Patrícia Wazlawick. Acompanhe:

Restinga Seca como espaço, como território, é a terra da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), é a nossa terra. O professor Antonio Meneghetti sempre teve um carinho muito grande por essa região da Quarta Colônia, escolheu esse local e a AMF é Restinga Seca, é o nosso município sede, temos esse senso de pertencimento – isso é um bom encontro, mais do que estar localizado territorialmente, são as ações, os projetos, as pessoas que ajudam a construir a AMF e Restinga, são as pessoas que fazem esse encontro, esse bom encontro.

O filósofo Spinoza define bons encontros como aqueles encontros que aumentam a potência de agir, de ação de cada lado que se encontra e, assim, cada um, nessa relação, cresce. Assim a AMF cresce por estar em Restinga e Restinga cresce por ter a AMF, por termos essa parceria, essa relação. É um caminho bonito, são pequenas ações que estão levando a ações maiores.

Eu vejo que Restinga vai crescer e muito, se tomarmos o aspecto da educação, que é a minha área de atuação, considerando os excelentes jovens restinguenses que estudam na AMF, nascidos, criados ou que adotaram restinga, há restinguenses matriculados em todos os cinco cursos da graduação, mais nos MBA, nas especializações e nos cursos de extensão como a Escola de Negócios.

A Escola de Negócios é um curso aberto para todos os profissionais, empresários da região, incluindo vários deles que atuam em Restinga Seca. O curso está na terceira edição, tem, entre os seus objetivos, o propósito de ajudar formar, atualizar tecnicamente pequenos e médios empresários da Quarta Colônia, pessoas que ajudam a alavancar os municípios, que enfrentam as dificuldades da nossa economia, mas que estão na luta, que procuram concretizar o seu projeto de vida, mas fomentam e dinamizam os processos econômicos locais, dão trabalho, não desistem.

O professor Antonio Meneghetti sempre considerou que um dos grandes problemas do brasileiro é não se atualizar. Por exemplo, poderíamos citar, quando uma pessoa conclui um curso de graduação, monta sua empresa e acha que está com a vida ganha. Mas a vida é dinâmica, a sociedade, os negócios, as leis, tudo muda, é preciso atualizar-se, não basta ter apenas um negócio estabelecido, é preciso buscar formas de atualizá-lo ao mercado. Precisamos ser novos a cada dia que vivemos e estarmos coligados à dinamicidade da vida a cada momento.

Um ponto que avaliamos como fundamental é justamente formar as pessoas, formar a nós mesmos, quem somos, termos a capacidade de agir por nós mesmos, construir a nossa identidade, humildemente, com dignidade. Depois, conviver, fazer negócios, participar do movimento do município, das empresas, das pessoas, sermos funcionais para a sociedade.

A AMF espera pessoas capacitadas, sérias, interessadas, jovens vocacionados, senhores de si e do seu conhecimento, que reforçam os seus valores e o seu conhecimento em nossos cursos e que trarão retorno para as suas comunidades, porque o potencial, a inteligência da pessoa devem ser colocadas em favor da sua comunidade. Procuramos formar pessoas que não fiquem “incomodando”, pessoas que tenham responsabilidade para ajudar a construir algo diferente. Restinga vai crescer muito com essas novas gerações, que apostam em sua formação na AMF, assim como os empresários. Não se espera que eles façam uma grande revolução, eles vão, na verdade, mudando as suas vidas, mas vão, a curto, médio prazo, fazer maior diferença na história do município.

Esperamos formar uma sociedade melhor, com famílias melhor estruturadas, capazes de formar crianças, capazes de trabalhar o contato, as relações de um modo melhor, pessoas boas, jovens bons, jovens que cresçam, sejam críticos, deem ideias, façam inovações. A AMF quer formar jovens do ponto de vista teórico, mas quer também formar para a ação, por isso algumas disciplinas envolvem a formação na comunidade, a interação com diferentes segmentos, ida e volta com os setores que poderão trabalhar, diálogo com colegas de outros municípios, troca de experiências sobre a realidade de cada municipalidade, contato com a realidade de suas comunidades, proposição de formas de atuação.

Trabalhamos com os ODS, de modo que o jovem olhe de forma mais madura para uma situação, envolva-se com aquela realidade, discuta com colegas, planta-se, assim, uma semente para transformação social. Propomos a reflexão sobre os problemas pessoais em contraposição com a realidade, com os problemas enfrentados pela sociedade, procuramos formar cidadãos restinguenses que se tornem conscientes dos problemas de sua cidade e discutam formas de atuação e intervenção.

Acreditamos que Restinga Seca, daqui cinco ou a 10 anos, contará com pessoas mais flexíveis, mais aptas ao diálogo, mais dispostas a admitir as diferenças, para verem que é possível construir soluções em conjunto, de forma mais humana no contato, para trabalharem em prol do seu desenvolvimento pessoal e do desenvolvimento da comunidade. O professor Meneghetti escreveu que uma sociedade ótima se faz quando se tem pessoas ótimas, indivíduos ótimos, assim, a solução para os problemas sociais está na transformação das pessoas.

Entendemos que Restinga Seca tem tudo, tem um potencial fantástico, um espaço belíssimo, uma terra fértil, uma história consolidada, um empresariado sólido, jovens em busca de oportunidades, que procuram melhorar a sua formação, investir na sua qualificação. É, pois, uma sociedade ótima que se está construindo com pessoas ótimas.

Comentários