Prefeitura emite nova nota sobre foco do Aedes

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Restinga Seca, através da Vigilância em Saúde reitera o esclarecimento veiculado anteriormente, o foco foi identificado em uma armadilha. Como o próprio nome já diz, é uma armadilha instalada em lugares estratégicos próximos a áreas de grande circulação de veículos e pessoas, principalmente de fora do município, por exemplo, em hotéis, pousadas, empresas, transportadoras, cooperativas, postos de combustíveis, rodoviária, etc., para servir de local ideal para a fêmea do mosquito Aedes fazer a postura de ovos. Estas armadilhas são instaladas e monitoradas rigorosamente por agentes sanitários, seguindo as Normas Técnicas do Ministério da Saúde e servem para identificar a possível entrada do Aedes em nossa cidade. Quando isso ocorre é sinal de que está servindo plenamente ao propósito para o qual foi criada.

Isso não significa que o foco é no Hotel Ouro Preto e sim na armadilha instalada na proximidade do referido hotel para monitoramento e identificação de larvas do Aedes, a fêmea deste mosquito que lá fez a sua postura pode ter vindo de qualquer lugar, inclusive da vizinhança, pois conforme estudos podem voar em torno de 300 metros nas redondezas, por isso serão realizadas visitas domiciliares num raio de 300 metros no entorno do quarteirão onde foram encontradas as larvas.

Inclusive a Secretaria Municipal de Saúde vem a público agradecer a colaboração dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis onde estão instaladas as 22 armadilhas em nosso município e neste caso em especial, à família Müller que cedeu o espaço nos fundos do Hotel Ouro Preto para instalação de uma destas armadilhas, seguindo as Normas Técnicas de Saúde.

NÃO DEIXE O MOSQUITO MUDAR SUA HISTÓRIA.

Faça sua parte e converse com seu vizinho.