Municípios devem se organizar para receber recursos de programas do Ministério do Desenvolvimento Social

Três assuntos mobilizaram nesta quinta-feira (31) a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo na Expointer, em Esteio, presidida pelo deputado Adolfo Brito.

O presidente inicialmente falou sobre o programa de melhoria na qualidade de energia do meio rural. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural de Santa Catarina, deputado Natalino Lázare, participou da reunião, quando informou que a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, já confirmou apoio ao projeto. Agora será marcada uma audiência pública conjunta em Brasília para os dois estados buscarem a viabilização do projeto, bem como alocação de recursos junto aos Ministérios e ao Governo Federal.

Na sequência, foi lançado o Prêmio Folha Verde 2017, concedido a entidades, instituições e pessoas que trabalham para garantir o crescimento do setor primário e o desenvolvimento da economia gaúcha. A entrega do Troféu será realizada no Teatro Dante Barone, dia 4 de dezembro.

Por último, a Comissão de Agricultura realizou audiência pública sobre as ações para fortalecer a agricultura familiar e segurança alimentar no estado, que contou com a presença do secretário nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha. Segundo ele, nos dois últimos anos, foram investidos mais de 72 milhões de reais no Rio Grande do Sul.

Caio Rocha apresentou os programas do Ministério do Desenvolvimento Social para beneficiar a agricultura familiar e o agronegócio, como o programa de aquisição de alimentos, em que o Governo Federal compra dos produtores para colocar em escolas, creches, Apaes e para os beneficiários do Bolsa Família em cada município, bem como ações de acesso à água e kits de modernização das Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar.

O secretário afirmou que agora os municípios devem se organizar para que possam ser contemplados. Um bom número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários da Agricultura do interior estiveram no evento para se inteirar dos trâmites necessários para a participação nestes programas.