Giro de autoridades visita agroindústrias do município

Na quarta-feira (16), a EMATER/RS – ASCAR e Prefeitura Municipal realizaram em Restinga Sêca, o “Giro de Autoridades Municipais”. Durante toda à tarde, representantes de diversas áreas municipais visitaram agroindústrias familiares conhecendo um pouco do trabalho realizado e as diversidades de produtos apresentados.

Os primeiros locais visitados em Vila Rosa foram as Agroindústrias, Doce Mel e Puppe, a primeira voltada à produção de mel e seus derivados e a segunda a alimentos produzidos através da cana de açúcar, como melado e açúcar mascavo.

Depois, o grupo se dirigiu para São Miguel, conhecer a Ju Granja, responsáveis por produzir hortaliças e morango.  A terceira visita foi realizada na Agroindústria Saziari, na localidade de Santa Lúcia, responsável por fabricar produtos derivados do leite, como o iogurte e o queijo. Seguindo o cronograma, os presentes foram à propriedade de Antonio Carlos Tronco, responsável por bovinocultura de leite, conhecer um pouco do trabalho realizado. Encerrando o “Giro de Autoridades” o grupo foi até a Agroindústria Valmar, que desenvolve a fruticultura, produzindo geleias e bebidas.  Encerrando as atividades ocorreu uma confraternização na Casa do Recanto.

Segundo o chefe do escritório da EMATER-ASCAR do município, Rodrigo Oliveira, o objetivo da visita foi mostrar, tanto para as autoridades do município, quanto de fora o trabalho que tem sido feito principalmente em parceria com Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. “Hoje é o momento de mostrarmos esse trabalho. Escolhemos esses locais, porque acompanhamos o trabalho realizado a longa data e possuem resultado comprovado” comentou Rodrigo.

O prefeito, Paulinho Salerno, considerou o evento uma oportunidade importante para aproximar as lideranças da comunidade do homem do campo e, principalmente, no desenvolvimento da agricultura familiar e da pequena propriedade.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Claudio Roberto Possebon, ressaltou a valor da atividade, em apresentar para as autoridades o trabalho das agroindústrias e conhecer como é o dia a dia na produção dos alimentos.