el salvador01.jpg

Como o mundo  comemora o Natal  - El Salvador

Quando a equipe do jornal discutiu a pauta para o especial de Natal, dei-me conta que as pessoas, de um modo geral, imaginam o Natal como algo uniforme em todos os lugares do mundo e isso é uma premissa falsa. Pensei que há muitos restinguenses que vivem ao redor do mundo e que muitos deles poderiam dar um testemunho sobre as suas experiências, por outro lado, um dos grandes ganhos de uma pós-gradução em nível de doutorado é a sua interlocução com pesquisadores que, ao longo do tempo, transferem-se para outros países, fazem as suas carreiras fora do Brasil e eu também pedi para essas pessoas que contassem um pouco das suas histórias natalinas. Vieram pérolas, coisas que até mesmo eu desconhecia. Acompanhem nas próximas páginas. Espero que os senhores gostem!
Professora Elaine dos Santos, organizadora.

EL SALVADOR – Gabriel Rozo Mena é técnico em administração formado pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, nasceu em El Salvador.
“Navidad” (Natal) em El Salvador
Tradição Religiosa: Durante o decorrer das noites que antecedem as festas natalinas, ocorrem as chamadas pousadas, em que vários fieis da Igreja Católica oferecem um espaço em sua casa para receber uma imagem da Virgem Maria e, posteriormente, rezar o terço, dita tradição relembra as noites em que a virgem pediu pouso junto com José, enquanto iam até Nazaré.
Tradição familiar: Geralmente, durante o período das festas, é costume de todas as famílias reunirem os seus integrantes, realizar a ceia de Natal com todos reunidos. Cabe destacar as condições de pobreza e o fato de a maioria das famílias possuir grande número de integrantes.
Culinária: os pratos típicos durante essa época de festas de final de ano são o peru cozido no forno ou como se conhece na gíria do país “chumpe horneado”, os “panes com chumpe” que consistem em pães franceses recheados com peru e salada verde e o “pernil de cerdo asado” que é uma perna de porco assada no forno ou na churrasqueira. Todos os manjares são acompanhados de diversas bebidas e sobremesas.
Diversão: Os fogos de artifício antecedem os dias de Natal, começando a serem vendidos nos estabelecimentos comerciais autorizados. Fogos de artifício chineses são os que roubam o show na virada do dia 24 para 25, show de luzes e rojões que iluminam as praças e os céus das cidades; junto com os fogos de artifício, as famosas “cumbias” natalinas que tocam todos os anos, alegrando as festas das famílias salvadorenhas
Presentes: como é de costume, ninguém abre os presentes de Natal antes da meia-noite, sem nenhuma exceção, desde os mais velhos até os mais novos esperam ansiosos por esse momento de confraternização, para aproveitar junto com os que estão por perto e para sentir saudades dos que estão longe ou já partiram dessa vida.


 

Comentários