CNM realiza diálogo Municipalista

Durante os dias 24 e 25, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizou no município de Canela/RS, o Diálogo Municipalista – Desafios Locais. Representando Restinga Sêca no evento esteve o prefeito Paulinho Salerno.

O primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e consultores da entidade apresentaram aos gestores as ações que a entidade tem promovido para ampliar a comunicação com os Municípios e alinhar mobilizações no atendimento às demandas do movimento municipalista. Palestrando no evento esteve o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

Projetos

Os gestores gaúchos tiveram a oportunidade de conhecer outras plataformas que estão disponíveis no conteúdo exclusivo no site da CNM e tratam das finanças municipais. Eles puderam conferir o funcionamento de ferramentas como a Êxitos e Cidados.  Nela, os prefeitos conseguem acessar informações referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundeb, dentre outros.

Saúde

O Diálogo Municipalista de Canela foi encerrado com orientações da Saúde municipal. Os gestores debateram mudanças sobre as formas de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança principal está na redução de seis para dois no número de blocos de financiamentos. Com isso, o gestor municipal teria mais autonomia na aplicação dos recursos repassados. Apesar disso, a CNM alerta que, se a nova legislação vigorar, os gestores terão a obrigação de destinar limites mínimos e cada área.

No painel também foram mostradas algumas estratégias para qualificar os serviços sem gerar custos para as prefeituras, como o caso de melhorias em comunicação em saúde nas unidades básicas em serviços. O uso do tele saúde como apoio à atenção básica e a possiblidade de os Municípios serem campo de práticas de residentes tanto da medicina como de residência de multiprofissionais ainda estiveram na pauta de discussões do último dia do evento.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.

Fotos: Prefeitura Restinga Sêca/ Paulo Ricardo Salerno