Prefeito fala sobre Natal, incentivo a empresas, praia das Tunas e distrito industrial

Prestes a completar um ano à frente do executivo municipal, o prefeito Paulinho Salerno (PMDB), concedeu entrevista ao apresentador Ivo Curcino, no programa Panorama Geral, da Rádio Líder FM. Na oportunidade, o mandatário da prefeitura restinguense falou sobre a decoração natalina na cidade, com a proximidade da data, os incentivos a empresas no município, a praia das Tunas e o Distrito Industrial.

Sobre o Natal, Paulinho confirma que os preparativos para a decoração da cidade já começaram. O Celime, ao lado da sede do Sport Club Secco está servindo de base para os funcionários que confeccionam os objetos a partir de materiais recicláveis.

“Estamos trabalhando este ano ainda com um pouco de dificuldade, por ser o primeiro ano, pela questão financeira. Mas vamos preparar algumas coisas interessantes, entre elas, o uso de recicláveis na decoração natalina”, explica.

INCENTIVOS

Outro assunto abordado com o prefeito são os incentivos e ajudas propiciadas a empresas do município através de uma lei. Com isso, é possível que a prefeitura auxilie fábricas e outras empresas com alguma ajuda de custo ou incentivos fiscais para que haja uma maior geração de empregos no município. No entanto, tudo precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

Recentemente, foram enviados à casa questões como auxílio com pedras para um posto de gasolina que está sendo construído na localidade de Santa Lúcia, ajuda no custo no transporte de funcionários restinguenses para um ateliê de calçados no Recanto Maestro e subsídio para ajudar no aluguel de uma fábrica de calçados na cidade.

“Temos procurado ampliar o diálogo junto as empresas, conversando, ouvindo, participando do dia a dia da vida da comunidade. Aprovamos essa lei, que é um programa de desenvolvimento, para que possamos facilitar ou até aumentar os períodos de algum tipo de incentivo, para que cresçam as empresas cresçam e continuem gerando emprego. Ela tem sido utilizada por algumas empresas, está facilitando o apoio do município a várias delas. Estão entrando outros pedidos e estamos analisando, assim que temos tudo completo, com documentação, estamos encaminhando para a Câmara, para ter toda a transparência”, explica Paulinho.

TUNAS

Com a proximidade do final do ano, também fica cada vez mais perto a abertura da temporada de veraneio no Balneário das Tunas. Como de costume todos os anos, é preciso fazer uma grande limpeza na praia, por conta das enchentes no local. Conforme o prefeito, isso estava programado para já ter começado, mas as constantes chuvas de outubro adiaram o trabalho.

“Sabíamos dessa previsão de chuva e retardamos o início das atividades lá. Vamos fazer nos próximos dias após a parada das chuvas. Estamos acompanhando a questão das rodovias, da 149, da 287, esperamos que o estado possa manter os pagamentos e que possamos, até o final do ano, até o início da nossa temporada, ter essa obra pronta, que vai facilitar o deslocamento dos nossos veranistas para as Tunas”, ressalta.

DISTRITO INDUSTRIAL

Ainda sem empresas no local, o Distrito Industrial terá uma outra finalidade, pelo menos momentânea, que vai ajudar na manutenção da limpeza do local. De acordo com o prefeito, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que permite que uma empresa de vassouras plante no local o sorgo-vassoura, a matéria prima do objeto que tem em todos os lares brasileiros.

“Uma lei da Câmara autorizou o uso daquela área para o plantio de vassoura por uma empresa, até para manter limpa a área. Nos deparamos com um problema em relação a licença de operação da área, que está sendo cobrada pelos órgãos que fizeram o repasse dos recursos, e estamos encaminhando isso”, resume Paulinho.